btnHelp



Cascavel Azul faz encerramento no Sintrivel

Banner

Mais de quatrocentos trabalhadores da construção civil assistiram as palestras promovidas pela Campanha Cascavel Azul em parceria com o Sintrivel, em 2013. O objetivo de médicos parceiros e voluntários da Associação Cascavel Rosa no mês de agosto é promover a disseminação de informações e a prevenção de doenças comuns em homens como a hipertensão, diabetes, cirrose, câncer de próstata e outras. "Nós precisamos encorajar os homens a fazerem exames pelo menos uma vez ao ano, para que o diagnóstico de possíveis doenças possa ser feito no início, pois, quando isto acontece existe maior chance de cura", explica o médico endocrinologista e voluntário da campanha, Dr. Fabiano Sandrini. 

O INCA - Instituto Nacional do Câncer - estima que todos os anos acontecem no Brasil aproximadamente 500.000 casos de câncer, dos quais metade em homens. "O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens. Precisamos acabar com os mitos em torno do exame de toque que é o mais eficiente para o diagnóstico precoce. É claro que o PSA, exame de sangue, é uma ferramenta, mas o toque é fundamental e pode salvar vidas", reforça o médico urologista Dr. José Barbosa Mendes Jr.

As políticas públicas nacionais para atenção à saúde do homens já existem há anos no Brasil, mas em Cascavel é a primeira campanha promovida pela sociedade civil organizada em parceria com o poder público. Foram distribuídos folders, feitas palestras em empresas, um mutirão de exames em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, além de uma campanha publicitária para incentivar os homens a cuidarem da saúde e estarem atentos aos sintomas de doenças.

"Os trabalhadores da construção civil não fogem à regra, eles arrumam desculpas como a falta de tempo para deixar de ir ao médico. Nós, enquanto sindicato, temos o dever de promover a saúde de nossos associados. Parcerias como esta com o Cascavel Azul são importantes para que consigamos atingir nosso objetivo de promover a saúde e a segurança no trabalho e nao somente isto, mas a cidadania, pois todos nós temos direito de receber informações para termos a oportunidade de cuidar da nossa saúde e de nossa família. Já estamos planejando novas ações em parceria com a Associação Cascavel Rosa a fim de  proporcionar oportunidades para nossos associados", ressalta Roberto Leal Americano, presidente do Sintrivel.

O encerramento das ações da campanha Cascavel Azul aconteceu na noite do dia 4 de setembro com uma palestra para os alunos do curso de mestre de obras, na sede administrativa do Sintrivel.

"Fazendo uma avaliação da campanha, chegamos à conclusão de que o ponto alto das nossas ações realmente foram as palestras nos canteiros de obras da construção civil. Foi através da parceria com o Sintrivel que chegamos efetivamente ao nosso público alvo. A Stock Car nos deu visibilidade, mas conserguirmos chegar aos homens que não têm acesso a informações de prevenção de doenças é uma grande vitória nesta primeira edição do Cascavel Azul", finaliza Simone Sarolli Braga Côrtes, presidente da Associação Cascavel Rosa.

2013-08-28 08.21.57 DSCF8728

           

  2013.08.28 JL 2.1

Assessoria de Imprensa do Sintrivel

Izata Comunicação

05.09.2013